Diário de bordo da mãe capitão: velejar com um bebé

A Capitã Alena descreve as suas experiências e impressões da sua viagem de vela com uma tripulação inexperiente e um bebé de dez meses. Se vai num barco com uma tripulação semelhante, tire uma página do seu (diário de bordo)livro de bordo.

A Capitã Alena entrou no barco como capitã com o seu filho Tadeáš de dez meses e uma tripulação inexperiente cheia de crianças. Como é uma viagem de barco à vela com um bebé? E o que se deve levar consigo? Leia a sua experiência.

Ir num barco com um bebé tão pequeno é provavelmente sempre um desafio, mas depois da minha experiência recente, tenho de dizer que ser mãe e capitão ao mesmo tempo é ainda mais desafiante. E ter uma tripulação que nunca tinha estado num barco antes. No total, éramos 5 adultos e 5 crianças (10 meses, 8 anos, 11 anos e 17 anos). Alugámos um Cruzador da Baviera 46.

Antes de partirmos, tentei ler e procurar o máximo de informação, recomendações e experiências de outros. Apenas para me preparar o melhor possível. No entanto, falei sempre com homens que eram capitães e tinham experiência com um bebé pequeno a bordo, mas eles tinham sempre uma mãe a quem confiar. Foi apenas o acto de o fazer por mim próprio que realmente me mostrou a diferença que isso faz.

À medida que as férias à vela se aproximavam, alternei entre um sentimento de grande antecipação, medo total e remorso por aquilo por que acabara de me deixar entrar, depois acalmando e aguardando ansiosamente por isso novamente.

Por causa do bebé, estávamos a ir para a Croácia de um dia para o outro e um dia mais cedo. Tínhamos reservado um apartamento para uma noite, mesmo na marina. A viagem foi surpreendentemente calma, Tadeáš conseguiu dormir durante a noite, por isso fizemos a viagem Prague-Pirovac em 10 horas.

E depois todo o inferno se soltou. E com isso quero dizer o calor infernal de cerca de 35 graus, carregando todas as coisas do carro para o apartamento e gerindo um bebé. Mas conseguimos passar e passámos o resto do dia numa pequena praia à sombra de pinheiros.

O sábado e o domingo (ou seja, dia 1 e 2 no barco) foram, do meu ponto de vista, o pior absoluto. No sábado tivemos de sair do apartamento com todas as nossas coisas às 10 da manhã (o parque de estacionamento ficava a cerca de 15 minutos a pé da marina) e só acabámos por receber o barco às 18 horas. Por isso tivemos de fazer malabarismos guardando as nossas coisas, mantendo os miúdos mais velhos entretidos, em fila no escritório de fretamento, fazendo o check-in, e tudo com um bebé colado à sua mãe, eu, a morrer do calor e da completa mudança de cenário...

Assim que assumimos o barco, decidimos navegar até Zminjak, uma ilha a uma hora de distância, com um restaurante e um cais, o que acabou por ser muito agradável. Assim, durante toda a manhã, as crianças tinham estado a nadar do barco, a remar e até demos um mergulho no mar a Tadeáš. Infelizmente, estava bastante frio toda a semana, por isso todos os outros "nadadores" estavam a bordo de um bote cheio de água quente.

DICA YACHTING.COM: Quais são as directrizes básicas a seguir para tornar as suas férias de barco com crianças pequenas tanto seguras como agradáveis? A chave é escolher o equipamento de segurança adequado, adaptar a rota e seleccionar um barco tendo em mente toda a família. Veja o nosso artigo para saber como - Navegar com crianças: como manter todos vocês seguros e felizes.

Depois do almoço, fizemos um cruzeiro de três horas ao Tribunj, e foi um grande desafio. Entreguei o leme aos rapazes (11 anos) que queriam conduzir, mas eu tinha de supervisionar o tempo todo e o meu filho estava a chorar porque queria estar comigo, mas também queria brincar e subir ao convés. Terminámos tudo aterrando no cais da cidade em Tribunj, com um vento lateral poderoso e uma hélice que se recusava a trabalhar.

Todos os capitães conhecem a situação quando a atracagem não funciona bem. É bastante stressante. Estávamos de lado no barco seguinte, a lidar com ser arrastado para longe do molhe e a tentar agarrar a amarração (recordo que tinha uma tripulação inexperiente), com um bebé a chorar histérica e muito alto. Nessa noite, passei pelo Tribunj amaldiçoando-me a mim próprio por ter prosseguido e processado a minha consciência culpada por ter magoado o meu próprio filho.

Felizmente, no dia seguinte, tudo se transformou em magia e de repente as coisas começaram a sentir-se bem - até o meu bebé começou a rir e a desfrutar novamente. Descobri que Tadeáš precisa de muito mais sono diurno no barco do que em casa. Tínhamos trazido connosco um baloiço e um bebé sonolento é igual a um bebé feliz. Comecei a agendar a nossa navegação de modo a que ele estivesse a dormir naquele momento e ali. Tínhamos então frequentemente uma hora ou mais onde Tadeáš baloiçaria, podíamos flutuar, e as crianças podiam ser puxadas na corda atrás do barco.

DICA YACHTING.COM: Crianças e um barco à vela? Não se preocupe. Quanto mais cedo os seus filhos se habituarem a estar a bordo, mais poderá ir para o mar e desfrutar verdadeiramente da navegação em família. Pela nossa própria experiência, estamos convencidos de que as crianças pertencem a bordo de um barco. As crianças adoram brincar na água, nadar e, na maioria das vezes, também gostam de navegar à vela. Se este não for o caso dos seus pequenos, não desesperem - dêem-lhes apenas uma pequena ajuda. Adapte o seu itinerário às necessidades do seu filho e desfrutará de umas férias inesquecíveis repletas de aventura. Reunimos uma lista das nossas próprias dicas experimentadas e testadas só para si - com crianças a bordo: 4 dicas essenciais para uma navegação suave.

Navegação de lazer com um spot de natação

Além disso, verificou-se que Tadeáš precisava de ser tratado muito mais (provavelmente por uma sensação de segurança), por isso passei muito tempo a cuidar dos jovens timoneiros aoleme. Planeei as travessias para demorar um máximo de 3 horas. Foi um cruzeiro muito sobre a natação e não muito sobre a vela. Só içámos a vela (genoa) uma vez.

Se os mares estivessem calmos e fosse possível nadar atrás do barco, seria possível fazer a viagem de 3=hora com as crianças, porque a intercalámos com a natação. No entanto, no caminho de Rogoznica para Vodice, o Jugo estava a soprar forte e havia bastantes ondas grandes. Assim, nadar junto ao barco estava fora de questão, mais o nosso marinheiro de 8 anos tinha medo que nos virássemos de cabeça. Portanto, a viagem era demasiado longa para as crianças.

Definir curso para casa

Do mesmo modo, no penúltimo dia de Prvić a Zminjak, fomos contra a Bora e a tripulação ficou ligeiramente aborrecida. Levantar velas em ventos fortes com uma tripulação inexperiente era um perfeito disparate.

Na última noite, decidi estar de novo em Zminjak, pois estavam a relatar um Bora poderoso para sexta-feira e eu queria estar perto da marina e atracar na marina antes do vento levantar, que deveria ser por volta das 14 horas. Desta vez não podíamos caber na doca, por isso estávamos novamente na bóia e o meu bebé cavalgou connosco até à ilha no bote, do qual, surpreendentemente, ele não tinha medo nenhum. Não há lugar para andar de carrinho de bebé em Zminjak, por isso coloquei-o a dormir num porta-bagagens. Mas esta semana, Tadeáš tinha empurrado a sua hora de dormir para as dez horas, por isso rastejou por todo o restaurante de quatro e deixou-se admirar em todas as mesas e pelos empregados de mesa.

Felizmente, devolvemos o barco sem quaisquer problemas e começámos a nossa viagem de regresso a Praga, que se estendeu por 3,5 horas ao longo de 3 dias. Passámos a primeira noite em Trakošćan, que é um hotel na fronteira eslovena, com piscina, castelo e lago mesmo ao lado. Conduzimos até Viena no dia seguinte e regressámos finalmente a casa na segunda-feira.

Em casa com o bebé, que após o período Covid se socializou lindamente, começou a dormir muito melhor e não se importou tanto com a mudança de ambiente.

Estou a escrever este artigo dois dias após a nossa chegada e já estamos a planear outra viagem de barco no próximo ano.

Após a experiência deste ano, planeio trazer comigo alguém que talvez tenha uma parte do barco de graça, mas que estará sempre à mão para Tadeáš. Definitivamente, farei travessias ainda mais curtas, para o bem dos outros miúdos que querem principalmente nadar. Já estamos ansiosos por isso.

Uma lista de coisas para levar quando se navega com um bebé:

Na nossa viagem "bebé" fizemos uma grande utilização dos seguintes artigos para o bebé, a rede de descanso para bebé (Hojdavak) foi especialmente útil.

• Carrinho de bebé compacto
  • Rede para bebés
  • Arnês para bebés (não os utilizámos uma única vez)
  • Bote insuflável como uma piscina
  • Cadeira alta dobrável (também não a utilizámos muito)
  • Anel de natação para bebé com assento
  • Saco de brinquedos
  • Kit de primeiros socorros para bebés
  • Baloiço
  • Chapéu UV e camisa de bebé
  • Rede para o corrimão (desnecessário do nosso ponto de vista, Tadeáš não deixou o cockpit)
  • Transportador
  • Barreira de cama

Alena navegava num Cruzeiro da Baviera 46. Veja a gama destes barcos adequados para férias em família.

Quer esteja a velejar com ou sem crianças, entre em contacto para os melhores barcos.