Num barco preso no gelo: como navegar nos mares da Gronelândia e da Noruega

Jiří Zindulka descreve uma dramática expedição à vela entre a Gronelândia e a Islândia, na dura garra do gelo. Como é que ele ficou preso entre enormes blocos de gelo? E seria o seu barco à vela de aço capaz de sobreviver ao seu assalto?

Ao planear uma rota de navegação para o norte, não se pode simplesmente fazer o que se deseja. Acima de tudo, é preciso saber o que é possível numa determinada área e num determinado momento. No conforto do lar, sentado com as minhas cartas, nunca me tinha ocorrido que, no final de Junho, nem sequer conseguíssemos chegar ao Scoresby Sund da Gronelândia, o maior fiorde do mundo. Devido ao mau tempo, a nossa viagem ia dar uma volta inesperada.

Viagem ao Scoresby Sund da Gronelândia: a teoria

No Piloto do Árctico afirma claramente que o primeiro navio pode entrar no Scoresby Sound no final de Julho e o último no final de Agosto, o mais tardar, mas eu tinha planeado lê-lo durante a viagem quando tivesse tempo suficiente para o fazer.

Portanto, pareceu-me uma boa ideia quando um membro da tripulação, Radim (um participante em várias viagens desafiantes anteriores) me chamou em meados de Maio para se juntar a nós no Scoresby Sund. Mas à medida que começou a tornar-se realidade, comecei a procurar servidores sobre o estado do gelo ao longo das costas orientais da Gronelândia e descobri que tudo estava ainda completamente congelado.

Devemos navegar para o gelo impenetrável do Mar da Gronelândia?

Chamei Radim e anunciei as nossas perspectivas quase nulas de aterragem em Scoresby Sund. Mas também lhe disse que iríamos tentar. Como piada, aconselhei-o a tentar encomendar um helicóptero e aterrar na borda do manto de gelo. Esperávamos por ele e trazíamo-lo para bordo. Acrescentei que ele deveria pedir emprestada uma espingarda, para o caso de os ursos polares chegarem lá antes de nós.

Não esperava que Radim considerasse tais disparates. Radim, contudo, é um homem de acção e começou a reunir todas as informações necessárias. Rapidamente descobriu que ninguém o levaria até ao manto de gelo, mas alguém lhe emprestaria realmente uma espingarda. Fizemos então um acordo.

Tentaríamos chegar a Scoresby Sund, embora provavelmente não funcionasse, e Radim voaria até lá e prometeria não se zangar connosco se não o conseguíssemos.

Antes de deixar a ilha de Jan Mayen, solicitámos um mapa na estação meteorológica do estado actual do manto de gelo em redor da Gronelândia. Descobrimos que os blocos de gelo se estendiam por 120 milhas até ao mar, e ficou claro que não derretiriam de repente por si mesmos.

Telefonámos a Radim para lhe dizer que ficasse lá. Mas Radim sabia que Sund estava completamente congelado e já tinha mudado o plano. Ele tinha decidido contratar um trenó de cães na Gronelândia por alguns dias. Claro que com uma espingarda para proteger contra ursos. E assim ele voou para a Gronelândia.

Decidimos também não alterar o plano e dirigimo-nos da costa ocidental da ilha norueguesa de Jan Mayen para o manto de gelo da Gronelândia. Era de cerca de 150 milhas a oeste. E como havia um vento de sudoeste e não podíamos navegar em qualquer outra direcção, dirigimo-nos para lá.

Rodeados pelo manto de gelo da Gronelândia e pelos blocos de gelo

Tinha estudado tudo o que pude encontrar sobre navegar no gelo e descobri que, com extrema cautela, só se pode navegar quando há uma cobertura de gelo marinho de até 40% e que, se a direcção do vento mudar, o gelo à deriva pode fechar completamente dentro de uma hora.

Às 7 da manhã do segundo dia da viagem, encontrámos o nosso primeiro pequeno gelo flutuante a cerca de 130 milhas de Scoresby Sund. Estava enevoado com um ligeiro vento, e continuámos sob a vela, com uma pequena ajuda do motor, através das bóias flutuantes ainda esparsas em segurança .

O motor do barco ficou subitamente em silêncio.

Cerca de uma hora antes do aparecimento da primeira bóia de gelo, tinha trocado o tanque de diesel de reserva para bombear diesel para o tanque principal. Invariavelmente, passado algum tempo, o filtro de diesel fica entupido, e depois o motor tem de ser desligado e o filtro tem de ser limpo ou substituído. Só o faço se não houver perigo adiante.

Desta vez, no entanto, não tinha avaliado a situação muito bem. No primeiro escalonamento da velocidade do motor, subi à casa das máquinas e desliguei-a. Entretanto, dentro do cockpit, Kos estava a dirigir calmamente, e Míra estava a ler uma mensagem da sua namorada em Iridium. Após ler a mensagem e responder, ele olhou para cima do telefone e ficou espantado ao ver que o gelo à deriva tinha engrossado dramaticamente e que os blocos de gelo andavam à deriva por todo o lado à nossa volta.

Naquele mesmo momento, o motor parou. Nervosamente no convés, chamou-me, perguntando-me o que estava a acontecer com o motor e eu calmamente informei-o de que estava apenas a limpar o filtro. Mas senti uma certa urgência na sua voz, por isso perguntei-lhe o que se estava a passar lá em cima. Mira respondeu que os blocos de gelo estavam absolutamente em todo o lado.

Seal on a piece of iceVedação sobre um bloco de gelo

Ainda tínhamos o genoa e a vela principal no mastro e um vento ligeiro empurrava-nos lentamente para o gelo. A tripulação derrubou a genoa, eu acelerei a limpeza do filtro e pus o motor a trabalhar de novo num instante. Subi para o convés e havia de facto bastante gelo à volta. Calculámos que a cobertura era de cerca de 20% a 30%, o que ainda era bom.

Ziguezagueamento no nevoeiro num labirinto de blocos de gelo

Devido a isso, decidimos não abandonar imediatamente a camada de gelo, encontrámos o caminho para fora da camada mais espessa de gelo, virámos e traçámos um curso de 220° na direcção da Islândia. Este curso deveria correr ao lado do manto de gelo. Consultei o nosso experiente explorador polar Vilém, e concordámos em navegar gradualmente para fora do manto de gelo fragmentado e regressar ao mesmo cerca de 150 milhas a sul. Deveria haver ali um contínuo manto de gelo compacto e podíamos encontrar ursos polares.

Durante várias horas mais, navegámos num percurso que alternou entre 90° e 220°, de acordo com a preferência do timoneiro actual. Mas ainda não saímos do gelo à deriva. Vimos as focas a flutuar no gelo, e numa das bóias vimos até as pegadas dos ursos na neve. O urso não estava em lado nenhum.

A densidade do gelo à deriva flutuava e alternava entre passagens relativamente abertas para áreas com cobertura mais densa. O tamanho dos blocos de gelo tinha aumentado gradualmente e eu estava pronto para deixar o gelo à deriva e chegar ao mar aberto. Virámos o barco numa direcção puramente oriental, o que na nossa opinião foi a saída mais curta, e baixámos a vela principal. O ziguezague no nevoeiro entre os blocos de gelo começou a assemelhar-se a um labirinto.

Subi ao primeiro espalhador para ver se existiam canais no gelo para nos tirar desta confusão. A visibilidade no nevoeiro era de cerca de 1 milha, e flutuava erraticamente.

Jirka Zindulka behind the wheel fully focusedJirka Zindulka totalmente concentrada no leme

Leia sobre o tempo que poderá encontrar no barco:

Uma parede de gelo impenetrável flutua fechada e agarrou-nos no desespero

Disse a Vilém ao leme onde virar, na proa a tripulação vigiava a distância dos blocos de gelo e também a popa. Vilém estava a fazer um grande trabalho, mas o progresso foi muito lento. Estávamos a tentar navegar através dos canais abertos entre os blocos de gelo, tendo de ziguezaguear constantemente. O gelo à deriva estava bastante fechado e, na melhor das hipóteses, tinha 50% de cobertura.

Fiquei contente por ter escolhido a SEALORD de aço para a nossa expedição. Ocasionalmente, o lado ou a proa era empurrado para o gelo, mas o navio aguentava a sua própria carga. O nosso espantoso quebra-gelo! E o motor Mercedes de 130 cavalos de potência também fez um trabalho fantástico de nos mover para trás e para a frente.

Todos olhámos para o campo de gelo, dizendo ao timoneiro onde velejar. Um disse para a esquerda, o outro para a direita, e um terceiro para trás. Foi um pouco confuso, mas eu realmente não sabia qual era o melhor caminho. Uma pessoa olhava para a direcção no GPS, porque depois de algumas curvas bruscas no nevoeiro, perdemos imediatamente o rumo.

Mais uma vez, as áreas alternavam entre coberturas mais finas e mais densas, áreas de esperança e desespero. Passado algum tempo, porém, sempre parecemos acabar num manto de gelo desesperadamente impenetrável. Estava a começar a parecer bastante desagradável.

Mira olhou para a rota na plotter do gráfico que tínhamos tomado até agora no gelo e, mais importante, onde tínhamos entrado no gelo. Embora o gelo à deriva se tivesse assemelhado a uma sopa escassa, aqui era um chorume denso, por vezes impenetrável.

On board a specially modified Seelord sailboatA bordo do veleiro Sealord especialmente modificado

Decidimos tentar reconstituir os nossos passos. O mar entre os blocos de gelo tinha-se acalmado completamente e não havia ondas. O vento também estava muito fraco, mas tinha mudado de sul para norte, o que poderia ter reformado completamente o campo de gelo. Demos a volta ao barco e voltámos a motor durante algum tempo entre as bóias ao longo da nossa rota.

Era muito difícil manobrar no gelo. Ao voltar o SEALORD só podia ir para um lado, e virar num espaço tão pequeno entre as bóias de gelo era extremamente difícil. Tive uma sensação de desespero no mastro porque havia gelo até onde os olhos conseguiam ver. Sempre que íamos para onde queríamos ir, havia gelo denso por todo o lado.

Lentamente navegámos de volta e o nevoeiro levantou um pouco. A estibordo, vi uma mancha de água aberta a cerca de 2,5 milhas de distância, e parecia que talvez a barreira de gelo tivesse finalmente acabado. Chamei-o à tripulação e disse a Vilém que se dirigisse para aquele lado.

Mira subiu ao mastro traseiro e olhou para o local onde o gelo terminava. O caminho para o mar aberto não era longo, mas era completamente impenetrável. Não havia um canal aberto através do gelo. Só ocasionalmente se podia ver água entre as bóias.

A luta de exaustão com o barco como quebra-gelo

Chamei a Vilém para que tivéssemos de usar o carro alegórico como aríete para abrir o caminho. Mas depois desci o mastro e fiquei sozinho ao leme. Conheço este navio melhor do que ninguém e fazer manobras complexas não é problema. Disse a Láďa para se concentrar num curso para as águas abertas.

De repente, o nevoeiro fechou-se e precisávamos de saber em que direcção nos devíamos agarrar. Ainda estava a considerar se deveria lançar a jangada salva-vidas e usá-la para ajudar a empurrar as bóias. Mas depois de consultar Vilém, rejeitei a ideia. Tivemos de mudar completamente a nossa abordagem.

Até agora, tínhamos tentado encontrar água aberta e movimentar-nos através dela. Mas não havia água aberta. Por isso, era necessário criá-la nós próprios. Disse à tripulação para pegar nos seus ganchos nas mãos e empurrar para longe os blocos de gelo. Ninguém protestou e a tripulação ficou presa.

Mesmo quando emiti esta ordem, apercebi-me do ridículo que era e tive de rir. Com um gancho curto, não conseguíamos sequer chegar à água, e a ideia de empurrar toneladas de gelo para longe era ridícula. Mas, pelo menos, era uma ordem. É importante que o capitão tenha uma estratégia clara quando conduz a um objectivo :-).

Mirek on the mast shows how to sailMirek no mastro dirigindo para que lado velejar

A partir do mastro, Mira deu-me instruções sobre como ficar onde o gelo à deriva não era tão alto e denso. Tomáš e Kos observaram a proa e Láďa e Vilém a popa. Todos estavam a tentar tirar fotografias e Roman filmou alguns vídeos. Láďa manteve o cuidado de permanecer no curso porque o nevoeiro estava a ficar denso novamente e o fim da barreira estava à vista.

Manobrei o barco de modo a que a proa fosse lentamente lançada para as bóias de gelo à frente. Assim que a proa cavou no flutuador, adicionei gradualmente o acelerador e a proa deslizou ligeiramente, levantando um pouco sobre o flutuador que se movia lentamente. Com o leme, consegui corrigir parcialmente a rotação e o movimento do flutuador, de modo a que o flutuador fosse incinerado à frente, como um aríete.

As bóias mais pequenas afastamo-nos e as maiores empurramos contra elas. Desta forma, conseguimos abrir canais curtos no gelo, pelos quais viajámos através de manobras complicadas. O vento levantou um pouco e quando as manobras nos empurravam lentamente para o lado contra as bóias de gelo. Mais uma vez, a única forma de manobrar era empurrar a proa contra a bóia e acelerar para a frente, transformando a popa em posição.

Inclinámo-nos lentamente para a frente. Toda a tripulação trabalhou na perfeição como uma equipa. Embora estivesse longe de ser claro que iríamos passar incólumes por esta aventura, ninguém pensou nisso e apenas fez o seu trabalho. E todos os nossos anjos da guarda também fizeram um excelente trabalho.

Estávamos a cerca de 2,5 milhas do mar quando vimos o fim da barreira de gelo. Lentamente, extremamente lentamente, começou a diminuir. Cobrir esta distância levou-nos quase 3 horas. Tivemos de queimar muito combustível e empurrar centenas e centenas de toneladas de gelo.

Será que nos podemos libertar do abraço gelado?

O SEALORD provou ser mais do que digno, e o seu casco de aço era algo em que podíamos confiar. No mastro, Mira determinou claramente o nosso rumo, a sua voz calma ajudando a manter toda a tripulação calma, e trabalhámos lentamente para o fim da barreira de gelo que parecia extremamente compactada.

Nunca teríamos de bom grado entrado nessa barreira. Finalmente, estávamos a empurrar a última grande bóia e os canais libertaram-nos para o mar aberto. Os rostos da tripulação mostraram um verdadeiro alívio. Tínhamos querido experimentar o que parecia no gelo à deriva, mas isto não era o que nenhum de nós tinha imaginado.

Perguntei a Vilém como tinham lidado com qualquer situação semelhante na Antárctida, e ele disse que nas suas cinco viagens à Antárctida, nem uma vez tinha entrado assim no gelo à deriva. Mas ele confirmou que não havia outra forma de proceder. Em alguns lugares, a cobertura marítima tinha sido de 70 a 90%, e de acordo com o Piloto do Árctico que é um gelo impenetrável.

Depois de escaparmos ao abraço gelado, recuámos vários quilómetros da borda do gelo e dirigimo-nos para a Islândia. O nevoeiro levantou e observámos o brilho do gelo no horizonte. Em boa visibilidade, este gelo à deriva reflecte a luz e brilha como uma cidade iluminada ao longe.

Foi uma bela visão ver a barreira de gelo a recuar, libertando-nos da sua aderência.

Autor: Zindulka Jiří

Expedição específica

Barco:

• Veleiro de dois mastros em aço SEALORD, construído para as condições exigentes dos mares nórdicos. É um ketch de 18 m de comprimento, 4 m de largura e com um calado de 2 m. Pesa 27 toneladas e é alimentado por 110m2 de velas e um motor Mercedes de 130 CV. No total, é para 8 + 2 pessoas.

Velas:

• Vela principal, vela de popa, 2 genoas de proa, 1 genoa de recife, 110 m² de gennaker, 2 bujarrona, bujarrona de tempestade.

Rota (esta secção da viagem):

• Islândia Akureyri, Ilha Hrisey, Ilha Grimsey, Ilha Jan Mayen muito além do Círculo Árctico, há apenas uma estação polar com 18 membros, manto de gelo perto da Gronelândia, Islândia Westfjords Isafjordur

Duração da viagem:

• 1400 NM

Datas de navegação:

• 30/05 a 20/06/2010

A nossa gama de barcos em destinos mais quentes:

Contacte-nos para encontrar o melhor barco para a sua viagem